Poder estar em uma roda de samba com a presença de José Ramos Tinhorão é uma honra para qualquer sambista. Escutar os maios belos sambas do passado acompanhados de comentários daquele que é considerado um dos maiores musicólogos brasileiros de todos os tempos - e, certamente, o maior deles vivo - é um privilégio, uma lembrança para se levar para sempre.
No Bar do Raí, ali no coração da Vila Buarque, formou-se o samba e Tinhorão vibrou, lembrando daquele passado que nós, mais jovens, temos saudade mesmo sem ter vivido. Um passado que trouxe Ismael Silva - admirado pelo pesquisador -, Noel, Wilson Batista, Herivelto Martins e tantos outros bambas.
Antes da roda de samba, Tinhorão bateu um papo com Edinho Carvalho e o É Batucada! registrou esta conversa regada a sambas antigos, histórias que traduzem a personalidade dos grandes artífices de nossa música, além de indagações e elucidações a respeito do papel do samba na sociedade e na música popular brasileira.
José Ramos Tinhorão nasceu em Santos em 1928, cresceu no Rio de Janeiro e mudou-se para São Paulo em 1968. Atuou em grandes jornais como crítico musical, pesquisou e reuniu enorme acervo de discos em 78 rpm (disponíveis para audição no site do Instituto Moreira Salles) e publicou importantes livros sobre música brasileira.
O programa É Batucada! tem a honra de apresentar, na primeira edição de 2012, este grande brasileiro, José Ramos Tinhorão.
Confiram esta belíssima aula sobre o nosso querido samba.
(Por André Carvalho)
Parte 01
Parte 02
Mais uma grande aula!!!
ResponderExcluirparabéns turma e obrigado.
(Michel "Saci")
Já estou ansioso para a próxima pedrada !
ResponderExcluirParabéns rapaziada !!
Vilmar Bigode
Com esse daí não tem meio termo, e nem é a dele ficar em cima do muro. O papo é reto e quente. Tinhorão sabe das coisas.
ResponderExcluirRealmente é uma aula!
ResponderExcluirprofessor tinhorão... ai sabe das coisas!!!
ResponderExcluirass: marcelo
Xii os maninhos da bossa nova devem ter vindo aqui correndo
ResponderExcluirpra ver se o zé ramos ia descer o cacete no movimento.
Mais a parada aqui é samba
CHUPAAAAAAAAAAAAA
sarve tinhorão
Pessoal, muito bom mais uma vez. Parabéns a todos. Continuem mandando brasa! Abraço!
ResponderExcluirFernando Paiva, Uberlândia/MG.
Bossa é o caralho!!
ResponderExcluirO Negócio é samba pesado!
Salve Tinhorão e salve todos aqueles que lutam pelo SAMBA.
E a turminha da bossa nova que vá se foder
É batucada, Parabéns!!
Germano Luis
Quem é a turma da bossa nova?
ResponderExcluirUm monte de anonimo esbravejando contra a bossa nova, eu não conheço quem faz bossa nova hoje em dia, gostaria de conhecer.Novamente, quem esta fazendo bossa nova?
Paulinho S. Mateus
Ótimo trabalho pessoal!
ResponderExcluir"Palavras o vento leva..."
ResponderExcluirSalve aos amigos do É Batucada, que foram além do discurso de resistência e fizeram algo realmente concreto para resistência da "nossa" cultura, o samba!!!
Obrigado pelas obras do programa, que certamente ficarão para posteridade, retificando, já estão!
Parabéns aos amigos queridos do Terreiro de Mauá, que me receberam desde sempre despido de vaidade, fazendo valer as lições que nos foii deixada através do legado dos nossos mestres de outrora.
Forte abraço!