Geraldo Pereira é considerado um dos ícones do samba brasileiro. Sambista do primeiro time, desenvolveu um estilo que o consagrou: o samba sincopado. Sua divisão de ritmo e melodia foi matéria prima para a composição de sambas que entrariam para história. "Sem compromisso", "Falsa baiana" e "Escurinha", entre tantas outras, estão presentes em qualquer antologia da música popular brasileira.
O compositor chegou a gravar alguns sambas, e cantava muito bem. Mas foi mesmo como compositor que se consagrou. Suas canções atravessaram inúmeras gerações de cantores e cantoras e ainda estão presentes em shows e rodas de samba. Lenda que é, teve uma morte polêmica e controversa. A tese mais aceita é que teria sido golpeado pelo "valente" Madame Satã e não resistiu aos ferimentos.
Para contar um pouco sobre a vida e obra de Geraldo Pereira, o Programa É Batucada! conversou com seu sobrinho-neto, Professor Valmir Araújo, pesquisador, coordenador e presidente do Centro de Artes Geraldo Pereira, no Rio de Janeiro. Confiram!!!
Parte 01
Parte 02
Alô Edinho, Mano Baseado... Mais uma pedrada nos rins heim...quem tem sintura dura que tente caminhar...Essa entrevista ficou pesada. Mais uma glória de vocês. Axé.
ResponderExcluirsalve mestre GERALDO PEREIRA!!! muito obrigado professor araujo pela aula!!! entrevista brasa, tirando a minha cara de bebum e claro rsrsrs... marcelo lourenço
ResponderExcluirah... muito obrigado isaura,e equipe do É BATUCADA por mais este presente!!!
ResponderExcluirEu sempre aguardo, ansioso, pelas edições seguintes do É Batucada...e nunca me decepciono! Parabéns a todos!
ResponderExcluirRicardo Santana
olha quem chega. ricardo santana!!! É BATUCADA agradece!!! abraço
ResponderExcluirparabéns pessoal, nota dez, humildade e conhecimento firmeza total !
ResponderExcluirLeandro