sábado, 16 de julho de 2011

Entrevista com Tuco Pellegrino

Fernando Pellegrino, conhecido nas rodas de samba como Tuco. Figura de grande importância no atual cenário do samba de São Paulo, e (por que não?) do Brasil. Compositor e "crooner". Suas composições, crônicas contemporâneas carregadas de influências dos grandes mestres da história do samba. Sua voz, marcante, faz com que relembremos dos potentes cantores (Jamelão detestava o termo "puxador") das Escolas de Samba de outrora como Ventura, João da Gente e o próprio mangueirense acima citado.

Sua história reserva passagens importantes, verdadeiras aulas de cidadania, que transcendem o mundo do samba, no Morro das Pedras e no Terreiro Grande. Com o Batalhão de Sambistas, voltou a apresentar ao público uma formação de palco, com um "crooner" ladeado pelos instrumentistas. Sob a batuta de mestres como Nelson Sargento, Monarco e Roberto Silva, o maior dos cantores, o "Príncipe do Samba", que, com 90 anos, aprovou o jovem talento.

"Talvez eu seja o valor que o amigo citou, com o mesmo sangue nas veias?" "É". A resposta foi do próprio Nelson Sargento, o valor em questão, citado por Cartola.

Tuco não está para brincadeira. De um ano pra cá, desde a gravação do disco "Peso é peso", passou a dar mais valor a suas composições, inclusive cantando-as mais nas rodas de samba. Já o repertório de brasas do samba de terreiro e da Era de Ouro do Rádio continuam na ponta da língua.

Nesta edição do Programa É Batucada, Tuco fala sobre sua trajetória, suas canções, suas lutas e seus projetos futuros. Que este "Peso é Peso", seja só o início de uma brilhante trajetória. E que esta entrevista seja a primeira de muitas de uma estrela nascente.

Parte 01


Parte 02

29 comentários:

  1. Eu me lembro da primeira vez que escutei esse malandro cantar. Era algo como - depois de adquirir tudo o que eu quero, quem há muito eu espero, não sentirei mais paixão... Aquela voz potente me deixou ressabiado,e me deixou intrigado, daonde surgiu aquele cara com aquela voz, e aquele pessoal todo junto da Cristina Buarque, que até então eu a conhecia pelo disco prato e faca e o resgate. Como poderia aquele pessoal todo cantar daquela forma e aqueles sambas tão bonitos ? Depois de ouvir Solidão e escutar Foi uma jura, tudo mudou na minha vida, e me fez ver o outro lado que existia no samba. Uma pena não ter visto o morro das pedras, pois devia ser Brasa quente. Muito axé Tuco, você merece todo o respeito. O seu dvd do morro está aqui bem guardado e torrando no aparelho de som...Axééé

    ResponderExcluir
  2. esse tuco é um fanfarrão!!!

    ResponderExcluir
  3. Esse anonimo ai deve ser da turminha da bossa nova
    Reconhecemos enfim que o Tuco faz um digno trabalho e pronto.

    ResponderExcluir
  4. Mesmo "anônimo", sabemos de quem se trata(m), não é mesmo?
    Lamentável...

    ResponderExcluir
  5. Isso dá até samba hein....
    Um anônimo conhecido.
    rsrsrsrsrs!!
    Esse sim é fanfarrão!

    ResponderExcluir
  6. 1- Esse pessoalzinho da bossa nova é foda mesmo: ñ são capazes de fazerem uma roda de samba sem o seu cantor, se o cara não vai a roda não acontece...bebem uísque, cerveja de 40 reais e mais um monte de coisas que ñ tem nada a ver com samba, coisa deles, ms nada a ver. Se dizem sambistas, mas ñ tem postura nenhuma de sambista...alguns desse grupo do rio tbm são vaidosos, se acham os caras...principalmente os dos tamborins, ñ tem humildade nenhuma. São dependentes total de uma pessoa só. Então eles ñ tem moral pra falar, pq ñ fazem nada.

    2- Sobre Tuco e sua turminha: mto bom o trabalho gravado e seus sambas autorais...tbm tem suas vaidades, que é normal. Pela necessidade de aparecer, de ser o cara, talvez montou esse batalhão, onde ele é o cantor. Se acham os descobridores do mundo, só pq foram os primeiros a resgatar esse tipo de samba em roda. Se acham os professores do samba.
    Quem somos nós para dizer a alguém oq é certo e errado? Lêem meia duzia de livro e já acham que sabem...tem neguinho aí q em menos de dois anos escutava pagode, pagode mesmo, ñ to falando de fdq, to falando de exalta, belo e derivados, e aí chegam na roda, no meio do samba dando uma de "EU SOU O CARA", - o samba é assim, assado... é na versão do fulano de tal, presta atenção - Meu Deus!

    3 - Tbm não sou grande coisa no samba, mas to aí me escondendo aqui nessa internet da porra...srsrs...mas tem verdade aí no q eu disse! Mas gosto desse pessoal q citei, td gente boa.. Anjo Gabriel, Tuco, Loré, Rena, Moah, Didio, Lucianinha Rabello, Piruca, Brigante, Paiva, pastorinha do mauá q toca td (q marra hein), qm mais? Bom, esqueci de vários, mas estão aí alguns dos figurões do samba.kkkkk
    Mas vou dar um alô a qm merece:
    Careca, luizinho, danilão, donga, luciano, daniel 7, e outros anonimos q andam na sua.

    ResponderExcluir
  7. Só pra apimentar mais aí anônimos....
    E o Edinho??
    O que me dizem desse cara?

    ResponderExcluir
  8. Ah.....
    Esse aí é brasa e num fala asneira por aí não!
    Merece respeito!

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente com a idéia sobre o pessoalzinho da bossa nova, pois desejam ser "paulinhos da viola da vida" nada contra o paulinho, mas essa galera, Robertinho e Renato que somados ao Gabriel da Muda, que para mim, parecem mais os ursinhos carinhosos e juntos ou separados, sempre fazem samba para playboy não agregam em nada, pois o que fazem, na minha opinião soa falso e chega ser nojento. Prefiro então, o que me soa mais verdadeiro e que se vê facilmente em algumas figuras mais sinceras como: Ronaldinho ,Agnaldo, Careca, Cabeça e a turma do Favela Pesada ,esses e mais uns e outros por ai me fazem sair de casa para tomar "a pior cachaça que tiver e pegar da boca do licho a mais falsa mulher". e digo mais !!! existem alguns camaradas que não se encontrava em lugar nenhum!!! é né , mas bastou gravar um album que começou dar as caras em tudo quanto é lugar ! estranho né quem será? isso exatamente, o entrevistado!!! E pra finalizar não posso esquecer de citar "os profesores do samba", os falsos malandros, Marcelo Baseado, Luciano, Loré e outro por ai!
    Desculpem a sinceridade...

    ResponderExcluir
  10. Isso é verdade mesmo, tem gente querendo ser professor...é demais!

    ResponderExcluir
  11. Que Luciano? O que era do Jequitibá? kkkkkkk!!!
    Sou eu!!!!ehehehehe!!!
    Po,falso malandro, não! Nunca tentei ser malandro pra chegar a ser falso. kkkkk
    Mas obrigado por me colocar na mesma panela que o Italianão( mano Loré )
    Bom, professores nós somos, né Loré? podemos ensinar como degustar um copo de jurubeba, como não deixar a cerveja congelar,como fazer uma caipirinha,como fazer um bom churrasco. Se quiser algumas dicas é só procurar a gente.

    Sobre o papai Bip ( mano Tuco ). Pô, o cara gravou o disco pra guardar na gaveta? aí não, né?

    Papai Bip, o trabalho é bonito e tem que ser mostrado.

    Luciano Martins ( estagiário em bipolaridade )

    ResponderExcluir
  12. Anônimo deve estar louco...mostre sua face malandro!!!

    ResponderExcluir
  13. É crítico como você que fortalece a caminhada...

    ResponderExcluir
  14. Poxa esse mano quer ser notado,mas pra mim está sendo um "Rato no ninho."

    ResponderExcluir
  15. Puta malando que não sabe nem escrever ! "Anônimo", da próxima vez dá uma checada no bom e velho Aurélio antes de postar. "Lixo" se escreve com "x". Pô, pelo menos a palavra que define as asneiras que vc escreve por aí vc deveria conhecer. Se toca, mané !

    ResponderExcluir
  16. O Tuco é uma lenda viva do samba, que está contribuindo para o samba jamais morrer, cantando sambas de antigamente, com a mesma pegada de antigamente e a mesma maneira de cantar de anntigamente.
    O samba é isso, minha gente, dos pobres, da ralé... essa rapaziada que faz samba pra playboy num tá com nada, até porque quem bebe cerveja de 40 reais não tem postura de sambista.
    Para ser sambista tem que andar de chapéu e gravata borboleta, não pode cantar samba para a elite e tem que beber "a pior cachaça que tiver".

    Parabéns ao Mano Tuco, o único sambista autêntico dessa geração, que "rrriuniu" esse lindo Batalhão, para ensinar a todos o que é samba. Parabéns também ao programa É Batucada, ao Edinho, ao Piruca ao Artur de Bem... sou do Rio e sempre acompanho vocês e tenho a certeza de que a revolução está sendo feita e aos poucos vamos chegar lá. Continuem nesse caminho. Já to ancioso pro próximo programa.
    Abração pra rapeize.

    Mano Marcelo

    ResponderExcluir
  17. Alo Edinho quando é a próxima edição?

    ResponderExcluir
  18. Editor ortográfico,esse "mano anônimo é realmene fantástico."
    "rato no ninho"

    ResponderExcluir
  19. pra ser sambista ñ precisa de nenhuma vestimenta em especial....falô!

    ResponderExcluir
  20. Em breve o próximo programa está no ar ....
    Aguardem e fiquem de olho aqui no blog.

    ResponderExcluir
  21. Pra ser sambista autentico ñ precisa gravar cd nem ter vozerão...presta atenção malandro

    ResponderExcluir
  22. Hahahahaha Tô adorando tudo isso!!
    Ah... falem mais!!

    ResponderExcluir
  23. O samba nao esta em vestimentas, nem em ensinamentos, nem em jeito de cantar e etc., o samba esta dentro de cada um de gosta de samba. O samba ensina a viver, e um destes ensinamentos é a humildade. Senão te agrada alguma pessoa e sua postura, nao precisa ir vê-lo cantar nem ver seus vídeos, nem escutar seus áudios. Simples assim, vá atras só do que te agrada. Kgm te obrigada a gostar do Tuco ou do "anônimo" ou de quem quer q seja.
    Parem de perder tempo em discussões q nao levam a nada, e vão tirar a onda de vcs, do jeito de vcs....
    Respeitem o Samba, que o Samba trará respeito a vcs.

    ResponderExcluir
  24. Como é chato esse tipo de discussão, todos sabem que não levará a nada. Vamos cantar sambar meu povo, cada um no seu terreiro, com sua característica, mas sempre com humildade e isso tem faltado muito à coletividade do samba. Vamos nos unir em prol do samba, o ritmo que representa uma nação, mas que não é valorizado.

    ResponderExcluir
  25. Discussão sensacional esta, por isso me orgulho de ser um sambista da era digital pois assim posso destilar toda a minha malandragem de internet, pena que por aqui nao da pra dar navalhada na cara de ninguem se sair briga.
    Aos parceiros Tuco, Loré e mano Luciano, que estão sendo difamados aqui mando um refrão:

    Falam de mim, mas eu não ligo
    todo mundo sabe que eu sempre fui amigo
    Um rapaz como eu, não merece essa ingratidão
    Falam de mim, falam de mim, mas quem fala não tem razão.

    DA PESADA

    ResponderExcluir
  26. Salve o Tuco e todos aqueles que estiveram e estão ao seu lado, todos estes também foram e são importantes pra essa "nova" era do Samba. Graças ao Tuco e outros mais, podemos reviver e viver aquilo que não vivemos..
    Infelizmente moro longe, pois gostaria de estar sempre perto pra aprender cada vez mais e também ajudar na luta desse nosso glorioso e bom Samba.
    Tuco é tão bom ter a sua amizade e poder ouví-lo cantar! Só brasa!!!
    Parabéns Edinho! Acompanho também o seu trabalho em prol do Samba. Espero conhecê-lo em breve.
    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Mano cada um tire as suas conclusoes
    agora que da nojo daqueles caras do terreiro grande isso da os fdp nunca apareceram no evento de ninguem se o xangô é o samba em pessoa eles são a arrogançia em pessoa e por isso não tem o respeito de ninguem.
    triste ver o gabriel que é um cara que tinha talento se envolvendo com esses vermes que vivem no fantastico mundo de bob.
    E quanto ao favela pesada meu vai toma no... tb pra esse bando de otraio só nao são mais arrogantes do que os caras do terreiro gransde pq nao da,mais como partideiros = lixoooooooo se liga seus vermes partido nao se resume a bezerra nao e tirem o rei da barriga que vcs nao tao com porra nenhuma.
    E parabes ao terreiro de maua que é o unico projeto que faz por amor ao samba e bem feito.
    E parabens ao tuco pelo trabalho..

    ResponderExcluir
  28. Salve tuco, belo TRABALHO, salve o samba e a amizade .. um salve pro mano que ta fazendo as entrevistas, ai firmeza total
    Leandro.

    ResponderExcluir