quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Entrevista com Waldir 59

Waldir de Souza, um dos 4 “Waldir” da Ala dos impossíveis, entrou para a história do samba como Waldir 59. Nascido em 1928, entrou para a Portela aos 7 anos de idade e lá permanece até os dias atuais.

Conviveu com grandes nomes do samba, tendo aprendido com os professores, entre eles, o maioral: Paulo da Portela. No entanto, como ele mesmo diz: "todo mundo já se foi, só ficou eu aqui de intrusão, mas enquanto deixar eu vou ficando...". Hoje é o sambista mais antigo, o sócio número 1 da Portela. 

Travou grande amizade com Candeia, e esta parceria rendeu inúmeros sambas consagrados e cantados nas rodas de samba até hoje. Em um dos momentos mais difíceis da vida de Candeia, quando foi baleado - e posteriormente ficou paralítico, para sempre "sentado em trono de rei" -, era Waldir 59 que estava lá prestando socorro ao amigo.


Com Candeia, Bubu e Casquinha, a chamada "Turma do Muro", emplacou diversos sambas enredo. Foi esta geração que substituiu a pioneira, que contava com nomes como Manacéa e Alvaiade e vinha emplacando seguidos sambas-enredos na avenida.


Confira essas e outras histórias nessa entrevista com este grande sambista em edição especial do programa É Batucada! Direto do Rio de Janeiro!!!

(Por André Carvalho)

Parte 01


Parte 02

13 comentários:

  1. Coisa linda , coisa bela .... Da-lhe Waldir 59 ! Parabens pessoal ...

    Tuco

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente, demais......!!!!
    Emocionante !!
    É por esse motivo que carregamos em nossos corações a bandeira do Samba! Salve Waldir 59.
    Parabéns Edinho.
    Vilmar Bigode POA-RS

    ResponderExcluir
  3. Eu não sei como,começar a escrever o comentário aqui. Por que sempre pesquisei sobre a vida do Candeia, consegue ler diversos livros com varias passagens sobre a vida dele, fatos e acontecimentos. Mas assistindo este vídeo do Waldir 59, percebi que uma coisa é certa a história cria vida, quando é dita da boca de quem realmente viveu.
    A toda equipe do Blog, que usa o seu tempo pra fazer este trabalho deixo um recado. Por mais que seja dura a vida, o momento e o trabalho nunca desistam por que o samba, o Brasil e a música brasileira, precisa de pessoas assim com o orgulho de ser Brasileiro. #OrgulhoDoBrasil

    ResponderExcluir
  4. Boa noite ... O Mano "madruga" ... Vc tirou as minhas palavras ... Abraços ... Danilão - PSTM - Mauá - Sp

    ResponderExcluir
  5. O Molho é Samba!!! Para bons brasileiros, isso basta.

    Thiago RS

    ResponderExcluir
  6. E muito emocionante ver e ouvir o Mestre eu estava presente neste dia mas nao deixo nunca de me emocionar, mais uma vez parabéns para o programa e batucada,
    Salve nosso querido Valdir 59
    Salve o samba
    Laurinha

    ResponderExcluir
  7. Emocionante!!!
    Parabéns a todos vocês que com muito amor e dedicação mantêm viva a história do nosso samba!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. esta semana encontrei meu amigo marcelo lourenço no msn, e dei os parabens pelo belo trabalho q o terreiro de maua faz, q alias do samba , tambem o pragrama. ai ele me falou q o samba o bloco, e outras coisas é com o terreiro de maua mesmo. mas o programa tem uma mentora, q se chama ISAURA!!! e ela q corre a traz de tudo, q organiza, q edita, em fim, ela q faz o programa, q ele o edinho e o resto da produção só ajuda da maneira q pode....mas é ela que faz das tripas coração, para nos proporcionar este momento!!! então PARABENS ISAURA!!! ass: arnaldo nogueira

    ResponderExcluir
  9. salve mano, to emocionado aqui, feliz de ver esta bela entrevista que você fez e compartilha conosco neste que é um dos melhores blogs de samba da internet. Sua humildade resplandece no semblante e deixa os entrevistados a vontade. Quando te conhecer pessoalmente, te pago uma gelada sangue nobre ! e vou caçar essas notas no cavaquinho daqui, que apesar de não tocar muito, também gosto de dar umas paletadas, valeu ?
    Axé nego véio
    Leandro.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado gente.
    Valeu pela força. E que bom que estao gostando das postagens.

    Grande abraço em todos.

    Edinho

    ResponderExcluir
  11. É MUITA EMOÇÃO VER ISSO, VERDADEIRAMENTE UM MESTRE DO SAMBA.
    AI SIM, NÃO PODEMOS ESQUECER QUE AINDA PODEMOS CONVIVER COM ILUSTRE SAMBISTA, QUE REGISTRA SUA PASSAGEM NO SAMBA, FEITOR DE OBRAS QUE NOS MOSTRA A VERDADEIRA POSTURA DE UM SAMBISTA.
    PARABENS MEU AMIGO E COMPANHEIRO VALDIR 59
    ASS. PAULÃO

    ResponderExcluir
  12. Que lindo! Este blog está de parabéns! Precisamos é disso! Precisamos de mais pessoas afim de registrar o que a história viva do samba tem a dizer. Maravilhoso!

    ResponderExcluir